quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
Livro: A Seleção
Série: A Seleção 
Autor: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 357
Onde comprar: aqui

Iléa é um país nascido do que restou dos devastados Estados Unidos da América. Ali, a população é dividida em 8 castas que divide os cidadãos por sua situação financeira, social e profissional. Quanto mais alto o número das castas, pior vai ser a sua qualidade de vida. Por exemplo, as castas 1,2,3 e 4 quatro tem uma situação financeira bem melhor do que as castas 5,6,7 e 8. 

America Singer é uma garota de 18 anos que é da casta 5. Ela leva uma vida humilde e tem que trabalhar com música para ajudar a sua família. America tem um namorado secreto, Aspen, que é um Seis e eles pretendem se casar um dia. 

Mas Iléa tem suas tradições e uma delas é a Seleção. Um reality show que ,a partir de um sorteio, reúne trinta e cinco garotas entre 16 e 20 anos para disputar a coroa e o coração do príncipe Maxon. E a ganhadora vai se tornar da casta Um, casar-se com o futuro rei, comandar a país junto com o seu marido e também vai poder melhorar financeiramente a vida de sua família. 

America nunca nem considerou a possibilidade de se inscrever no sorteio, pois para ela a Seleção é uma coisa fútil e também tinha Aspen o amor de sua vida, ela não precisava do príncipe e nem da coroa. Mas após sua mãe, que quer mais do que tudo que a sua filha ganhe, subornar ela, America decide se inscrever, afinal são milhares de garotas que se inscreveram para a Seleção e não há uma mínima possibilidade de ela ser a escolhida. E imaginem só o que aconteceu: America foi sorteada! Como Aspen tinha terminado com ela na noite antes do sorteio, ela decide ir para curar o seu coração partido.

E as coisas são bem diferentes do que ela tinha imaginado que seriam, começando pelo príncipe que parecia ser uma pessoa muito sem graça, é na verdade muito educado, engraçado e -claro!- lindo. Com o coração partido (por Aspen), America foi para o palácio para se curar e acabou encontrando muito mais do que conforto. Ali estava uma vida que ela jamais sonho, ao alcance de suas mãos, a apenas 34 garotas de distância. 

O livro também tem toda aquela história mais política sobre o país e os ataques frequentes dos rebeldes, mas o que é o principal do livro é sim o romance, a parte menininha mesmo. Imaginem trinta e cinco garotas morando no mesmo castelo, sendo tratadas como verdadeiras princesas, e ainda por cima tentando conquistar o coração do mesmo príncipe? É essa a história do livro. Outra coisa que também vai chamar a sua atenção são os ataques dos rebeldes ao palácio enquanto as meninas participam da competição, mas o assunto não é muito aprofundado neste livro. O meu chute é que no segundo livro a autora vai aprofundar mais essas questões políticas, pelo que eu li na sinopse. 

No início Maxon é um personagem bem entediante, típico príncipe de livro romântico, mas depois a gente começa a gostar mas dele, afinal o cara é doce e simpático. A evolução do relacionamento dos dois é bacana e, sem ser muito rápida e nem muito devagar, as coisas vão num ritmo bom de acompanhar. 

America é uma ótima narradora, adoro esses personagens quo conseguem me fazer sentir a mesma empolgação, insegurança, alegria, tristezas e raiva que ela sente. É uma garota que sofreu decepção amorosa e usa a Seleção para recomeçar. America, Aspen e Maxon acabam se envolvendo em um triângulo amoroso bem clichê mais pro final do livro. Apesar de eu achar que Maxon é legal demais pro meu gosto, eu torço para ele ficar com America no final já que desde o início nunca gostei de Aspen. 

O livro sofreu muitas comparações com Jogos Vorazes e com razão! A ideia das castas é praticamente igual aos distritos do Jogos Vorazes e ao longo do livro eu também percebi diversas semelhanças com os Jogos e com os personagens do livro. 

E não esperem que no final do primeiro livro mostrem qual das garotas ganhou a Seleção, pois isso não acontece. E esse fato só me faz querer ainda mais ler a continuação. Enfim...o livro com certeza não é o melhor do ano mas a história e o desenvolvimento dos fatos são bem interessantes.

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog