sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Nome: Starters
Autor: Lissa Price
PĂ¡ginas: 367
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Saraiva e Submarino

Resenha: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmĂ£o mais novo, Tyler, estĂ£o se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A Ăºnica esperança de Callie Ă© Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudarĂ¡ a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie estĂ¡ com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansĂ£o, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, atĂ© Callie descobrir que sua locatĂ¡ria pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations sĂ£o tĂ£o diabĂ³licos que Callie nunca podia ter imaginado...

Agora vamos para a resenha...

O modo de viver no mundo mudou totalmente logo depois da Guerra dos Esporos. Antes dela, por ordem do governo foi decretado que somente as pessoas menores de idade, e aqueles maiores de 60, os Starters (jovens) e os Enders (velhos),seriam vacinados, e os que estavam entre essas idades, eram os Mediais, do qual foram dizimados por nĂ£o resistirem aos esporos. Aqueles Starters que tem algum Ender como avĂ´ ou avĂ³ ou qualquer outro laço familiar, passaram a viver com os mesmos. JĂ¡ aqueles que nĂ£o tinham ninguĂ©m se arriscavam vivendo nas ruas, tendo prĂ©dios abandonados como casa. Ainda tem aqueles que eram pegos e foram obrigados a viverem na InstituiĂ§Ă£o 37, o pior lugar para se viver.

A sociedade fora dominada pela Prime Destination, situada em Beverly Hills. A Prime Ă© uma empresa da qual contrata jovens para alugar seus corpos aos Enders. Os Enders nĂ£o querem outra coisa se nĂ£o viverem uma vida bem animada, regada a esportes radicais mais perigosos que se possam imaginar. Apesarem de viverem uma longa vida, chegando a ultrapassar os 150 anos, o corpo jĂ¡ envelhecido nĂ£o proporciona seus desejos, e recorrem a Prime para viverem dentro de corpos de jovens. Eles alugam por um dado tempo, vivem nos corpos de outras pessoas e ao prazo final devolvem os corpos a Prime.

É nesse ambiente que conhecemos Callie, uma adolescente que passara a viver sozinha nas ruas com sei irmĂ£o Tyler, que estĂ¡ doente, e seu amigo Michael. Callie estĂ¡ desesperada com a situaĂ§Ă£o de seu irmĂ£o, e quer arranjar dinheiro para conseguir uma casa e viver com seu irmĂ£o para cuidar de sua saĂºde. Mas seu desejo por um emprego Ă© apagado quando o governo instituiu a lei de que nenhum jovem de menor poderia trabalhar. O vestĂ­gio de alguma saĂ­da para a situaĂ§Ă£o Ă© pela Prime, onde poderia alugar seu corpo, receber seu dinheiro e enfim fazer tudo aquilo que mais queria em prol de seu irmĂ£o e de sim mesma. Mas o que ela achava uma boa saĂ­da, poderĂ¡ apenas ser mais um beco sem saĂ­da. 

Uma coisa que me incomodou bastante foi o fato de que a autora nĂ£o explicou a tal da Guerra dos Esporos. Eu juro que eu li o livro todo esperando que ela finalmente explicasse mas nĂ£o aconteceu. Outro ponto negativo que tem no livro Ă© que diversas vezes durante a leitura ele lembra Jogos Vorazes e em um certo momento vocĂª chaga a fazer semelhança entre uma personagem e Rue. 

O final do livro me surpreendeu, e a isto tenho que dar uma salva de palmas para Lissa. Sim, senhor! E quando vocĂª ler o livro tambĂ©m se surpreenderĂ¡. Tia Price consegue tirar um "Oh, my god" da gente. Queria que a autora abordasse um pouquinho mais a histĂ³ria que criou, explicando o porque da Guerra dos Esporos e a situaĂ§Ă£o dos outros paĂ­ses. O livro vai ter uma continuaĂ§Ă£o chamado Enders.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog