sábado, 5 de janeiro de 2013
Lançar um álbum (decente) por ano deve ser uma tarefa nada fácil e Rihanna sabe bem disso como ninguém. A cantora, que tem sete anos de carreira e possui sete álbuns de carreira, é um dos maiores nomes do pop atual e isso não é por acaso: Riri conseguiu ir do R&B, do hip-hop, do reggae, do pop e até mesmo do dance, e conseguiu manter a sua carreira estável, mostrando que é uma das artistas mais flexíveis do mercado atual sem perder a força de sua personalidade. "Unapologetic" é o sétimo álbum de Riri e marca uma nova fase da cantora, após os explosivos sucessos de "We Found Love" e "Where Have You Been". O CD não é o melhor que ela já fez mas também tem muitas faixas ótimas (Diamonds) e polêmicas (Nobody's Busines com Chris Brow). Dá o play abaixo:

1. Phresh Off The Runaway
A primeira faixa do disco tem um ritmo hip hop e uma letra cheia de palavrões à la Nicki Minaj, tanto que a música poderia ter sido escrita para a rapper. Com uma estrutura confusa e batidas repetitivas, é o tipo de música que com certeza não vai ser escolhida como single, mas é o hip hop do bão.

2. Diamonds
Essa todos já conhecem e amam né? Quando lançada, "Diamonds" fez com que muitos comparassem Rihanna com nomes como Lana del Rey e Adele, por ser uma baladinha melancólica e com instrumentos que Riri não costumava usar em suas canções, mas só bastou sair o videoclipe para notarmos como Riri consegue se adaptar a todo tipo de música, mesmo se é algo extremamente diferente do que já passou por seu histórico. "Somos lindos como diamantes no cèu."

3. Numb (feat. Eminem)
Quando fiquei sabendo que Eminem estaria neste CD da Rihanna, tive a sensação de que a música seria tão boa quanto "Love The Way You Lie" que os dois fizeram alguns anos atrás e eu não podia estar mais enganada. A música começa e termina numa mesma batida, alternando apenas com uma um pouco mais rápida, o que a torna muito cansativa e enjoativa. "I'm going numb, i'm going numb" continua se repetido na nossa cabeça, e não de uma maneira boa. Péssima escolha!

4. Pour It Up
É bem aí que o álbum começa a melhorar. A estrutura da canção é uma adequada aos ouvidos dos amantes do pop, além da batida ser bem interessante e não enjoativa. Assim como a faixa "Diamonds", não segue a receita de hits que Rihanna seguiu nos últimos anos. É boa, não o suficiente para se tornar um single.

5. Loveeeee Song (feat. Future)
Ainda estamos tentando descobrir o porquê da existência de tantos "e" na palavra love. Ao ouvir as primeiras batidas, temos a impressão de que ao longo da música ela vai ficar mais agitada, mas ela continua do mesmo jeito. O ritmo lembra o reggae de Bob Marley ou talvez uma versão mais lenta de "Man Down". A melhor parte da música é quando Future canta.

6. Jump
Ebaaaaaaaaaaaa! Até que enfim uma música boa! Finalmente sentimos um ritmo mas envolvente, e olha o interessante: a sequência de batidas chiclete depois do refrão voltou! "Jump" nos trás o que estávamos sentindo falta até a faixa anterior: animação. Foi só eu ou as batidas parecem muito com as que o Skrillex fazem? Tenho que pesquisar pra ver se foram eles quem fizerem ela!

7. Right Now
É com certeza a melhor faixa do álbum! Apesar da ausência de uma boa letra e ela ser meio repetitiva, o ritmo elaborado por David Guetta é bastante chiclete e os vocais de Rihanna estão agudos e marcantes. É tão boa quando qualquer outra música dançante que esteja tocando nas rádios.

8. What Now
Nos primeiros segundos da música, pensamos que é uma famosa baladinha com batidas. Mas, ao chegarmos ao refrão, começamos a ouvir uma batida mais eletrônica e os vocais de Riri me surpreenderam em "What Now", eles estavam ótimos. Não é o tipo de música que os DJs mixarão e se tornará hit nas pistas, mas é o tipo que será adorado pelos fãs e até mesmo pela crítica.

9. Stay (feat. Mikky Ekko)
Essa música foi escrita por Lana Del Rey? Eu juro que fiquei com sono na hora de escuta-la, pois é muito lenta e entediante, diferente de Diamonds que é lenta mas sem chegar a ser entediante. A canção não se assemelha a nada que a cantora já gravou em seus seis anos de carreira,e eu admiro ela por tentar algo novo mas foi um erro total escolher "Stay" como single sendo que a música nem deveria estar no álbum.

10. Nobody's Busines
Retiro o que eu disse quando falei que "Right Now" é a melhor do álbum. Porquê a polêmica "Nobody's Busines" é com certeza a melhor. Todo mundo já estava cansado de ver Rihanna esfregando na cara da sociedade que ela perdoou Chris Brow pela surra que ele deu nela em 2009, porém a cantora precisou fazer uma música com Chris falando sobre isso. "Nobody's Busines" é a primeira música ~direta~ sobre o assunto, onde Chris e Rihanna afirmam que o negócio é dos dois e de mais ninguém. Para a minha surpresa ( e todo mundo também) a música é muito boa, a letra e as batidas combinaram muito e são bem legais de ouvir.

11. Love Without Tragedy/ Mother Mary
 Olha, eu não vou nem comentar sobre essa aqui. Querem saber sobre a música? É só ler o que eu escrevi sobre a faixa "Stay", porque as duas são a mesma coisa: chatas. A única diferença é que essa é super longa, tem 7 minutos. Definitivamente, a pior do álbum. Nem se dê ao trabalho de ouvir!

12. Get It Over With
A décima segunda faixa de "Unapologetic" também é a menos musical do resto do álbum. Enquanto temos um instrumental tão harmonioso quanto o que escutamos em "Born To Die" de Lana Del Rey, Rihanna canta sobre amor mais uma vez, desta vez acompanhada por vocais masculinos. É só mais uma música chata e enjoativa do álbum.

13. No Loved Allowed
Quebrando a torta de climão, Rihanna aproveita a décima terceira faixa para flertar com um gênero do qual ela é fã assumida: o reggae. Todos os álbuns que Rihanna lançou após "A Girl Like Me" conta com um pouquinho de reggae e, desta vez, a cantora resolveu apostar em uma faixa mas correta que "Man Down", que fez muita polêmica no "Loud". É muito boa.

14. Lost In Paradise
Depois de Rihanna nos decepcionar quase no álbum todo com as suas músicas medianas e entediantes, ela guarda o melhor para o final. Em "Lost In Paradise" Rihanna consegue acertar tanto na letra da canção quanto na batida da canção. Fechou o álbum com chave de ouro!

Resumindo... pelas prévias, parecia uma estratégia interessante ter "todas as Rihannas" em uma único álbum, porém, quando vamos escutar as músicas completas, tudo soa confuso. As músicas não são completos lixos, mas são medianas, quando Riri acertava na letra da canção a batida estragava tudo e quando a música tinha a batida certa a letra não combinava. Acho que essa estratégia de lançar um álbum por ano está fazendo as músicas de Rihanna perderem a qualidade. Então acabou que foram as faixas"Diamonds", "Right Now", "Nobody's Busines" e "Lost In Paradise" salvaram o álbum. 

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog