sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Nome: Starters
Autor: Lissa Price
Páginas: 367
Editora: Novo Conceito
Onde comprar: Saraiva e Submarino

Resenha: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...

Agora vamos para a resenha...

O modo de viver no mundo mudou totalmente logo depois da Guerra dos Esporos. Antes dela, por ordem do governo foi decretado que somente as pessoas menores de idade, e aqueles maiores de 60, os Starters (jovens) e os Enders (velhos),seriam vacinados, e os que estavam entre essas idades, eram os Mediais, do qual foram dizimados por não resistirem aos esporos. Aqueles Starters que tem algum Ender como avô ou avó ou qualquer outro laço familiar, passaram a viver com os mesmos. Já aqueles que não tinham ninguém se arriscavam vivendo nas ruas, tendo prédios abandonados como casa. Ainda tem aqueles que eram pegos e foram obrigados a viverem na Instituição 37, o pior lugar para se viver.

A sociedade fora dominada pela Prime Destination, situada em Beverly Hills. A Prime é uma empresa da qual contrata jovens para alugar seus corpos aos Enders. Os Enders não querem outra coisa se não viverem uma vida bem animada, regada a esportes radicais mais perigosos que se possam imaginar. Apesarem de viverem uma longa vida, chegando a ultrapassar os 150 anos, o corpo já envelhecido não proporciona seus desejos, e recorrem a Prime para viverem dentro de corpos de jovens. Eles alugam por um dado tempo, vivem nos corpos de outras pessoas e ao prazo final devolvem os corpos a Prime.

É nesse ambiente que conhecemos Callie, uma adolescente que passara a viver sozinha nas ruas com sei irmão Tyler, que está doente, e seu amigo Michael. Callie está desesperada com a situação de seu irmão, e quer arranjar dinheiro para conseguir uma casa e viver com seu irmão para cuidar de sua saúde. Mas seu desejo por um emprego é apagado quando o governo instituiu a lei de que nenhum jovem de menor poderia trabalhar. O vestígio de alguma saída para a situação é pela Prime, onde poderia alugar seu corpo, receber seu dinheiro e enfim fazer tudo aquilo que mais queria em prol de seu irmão e de sim mesma. Mas o que ela achava uma boa saída, poderá apenas ser mais um beco sem saída. 

Uma coisa que me incomodou bastante foi o fato de que a autora não explicou a tal da Guerra dos Esporos. Eu juro que eu li o livro todo esperando que ela finalmente explicasse mas não aconteceu. Outro ponto negativo que tem no livro é que diversas vezes durante a leitura ele lembra Jogos Vorazes e em um certo momento você chaga a fazer semelhança entre uma personagem e Rue. 

O final do livro me surpreendeu, e a isto tenho que dar uma salva de palmas para Lissa. Sim, senhor! E quando você ler o livro também se surpreenderá. Tia Price consegue tirar um "Oh, my god" da gente. Queria que a autora abordasse um pouquinho mais a história que criou, explicando o porque da Guerra dos Esporos e a situação dos outros países. O livro vai ter uma continuação chamado Enders.

0 comentários:

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog